Juliana Ribeiro
contato

Juliana Ribeiro estréia, dia 15 de dezembro, nova temporada do projeto Amarelo-Verão

Juliana Ribeiro estréia, dia 15 de dezembro, nova temporada do projeto Amarelo-Verão
4 de dezembro de 2012 juliana

JulianaRibeiro_Foto_GILROCHAA compositora e intérprete Juliana Ribeiro promete voltar a movimentar o cenário cultural de Salvador. Na segunda temporada do projeto Amarelo-Verão, a cantora vai unir diferentes linguagens artísticas em um espaço popular e cheio de histórias e carisma: o Mercado do Rio Vermelho, o famoso Mercado do Peixe. Será um verdadeiro intercâmbio cultural, em noites de festas com entrada franca, embaladas por dança, teatro, exposição de fotos, e, claro, música.

A abertura da edição 2012/2013 do projeto acontece no dia 15  de dezembro. Para a estréia, já estão confirmadas a banda Adão Negro, o cantor Aloísio Menezes e o grupo Barlavento. A abertura da noite será com Maurício Oliveria (Espetáculo Mago Mustafá), que faz uma apresentação lúdica cheia de humor e descontração. Quem for conferir a estreia de “Amarelo-Verão” ainda poderá visitar uma exposição de fotos de Geraldo Badá, em comemoração do aniversário do Mercado.

O projeto segue durante os sábados de dezembro (22 e 29) e 5 de janeiro/2013, sempre às 20h30, e seu encerramento está estrategicamente marcado para o dia 2 de fevereiro/2013, com uma grande festa em homenagem a Yemanjá.

Juliana irá promover um evento multiartístico,  explorando diferentes linguagens. A artista busca afirmar o potencial do Mercado do Rio Vermelho como alternativa para o grande público neste e nos próximos verões. “Nós iremos levar várias linguagens artísticas para o palco do Mercado. Sempre com uma abertura de teatro ou dança, associada a diversos convidados musicais ao longo do show”, conta ela, confiante na revitalização cultural do espaço.

Para este verão, Juliana Ribeiro prepara um novo repertório com canções de compositores baianos que fizeram a história da Bahia dentro e fora dela. Nomes como Lazzo Matumbi, Carlinhos Brown, Gilberto Gil, Gerônimo, Edil Pacheco, Walmir Lima, Nelson Rufino e Riachão estarão no novo repertório. Alguns deles já são presenças confirmadas nas noites de dezembro, como Nelson Rufino e Edil Pacheco, além de nomes como Peu Meurray, Márcia Short e Afro Show.

O público também irá ouvir Juliana cantar “Batuque na Cozinha” (João da Baiana), “Isto é bom” (Xisto Bahia), “Edith” (J. Veloso), entre outras canções presentes no seu primeiro CD solo, Amarelo, lançado ano passado, e que dá nome ao seu projeto de verão. A obra é resultado de uma vasta pesquisa que traz inusitada harmonia entre ritmos como o jongo, o semba, o batuque, a Música Popular Brasileira (MPB), o lundu, o ijexá, o maxixe e o samba. O repertório é formado por composições próprias e de grandes nomes do cenário musical baiano como Roberto Mendes, Tiganá Santana, Arthur Ribeiro e Reginaldo Souza, feitas especialmente para esse CD, além dos maiores sucessos dos seus dez anos de carreira.

A primeira edição do projeto Amarelo-Verão aconteceu nos meses de  janeiro e fevereiro (2012), na Arena do SESC-Pelourinho, com participações especiais de grandes artistas, como Márcia Short (BA) Adriana Moreira(SP), Aluisio Menezes (BA), entre outros. Na ocasião, Juliana mostrou como ritmos ancestrais continuam servindo de inspiração para a nova geração de artistas.

data: 15 de dezembro de 2012
horário: .
local: .
endereço: .
.